Acabou de entrar numa área reservada a pessoas curiosas e inconformadas. Temos o dever de informar que experiências recentes indiciam que o uso do cinema na sala de aula prejudica gravemente o tédio.

Somos a sala de cinema. Se podíamos viver sem o cinema na escola? Podíamos, mas não era a mesma coisa.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Jovens, drogas e dependência: o que o cinema nos pode ensinar




Um grupo de alunos do 12º D pretende, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, exibir e discutir um bom filme em que seja abordada a problemática das drogas e das dependências associadas ao seu consumo entre os jovens. A sala de cinema não poderia deixar de atender ao pedido que nos foi feito no sentido de sugerir filmes de referência sobre o assunto cuja duração não ultrapassasse grandemente os 90 minutos. Aqui deixamos três excelentes sugestões. 
Bom filme e bom debate! 


A Vida Não é um Sonho (Requiem For a Dream), EUA, 2000, realizado por Darren Aronofsky. Duração: 97 minutos (M/16). Idioma: Inglês


SINOPSE

Uma história moderna, vivida nas ruas de Brooklyn, onde se cruzam vivências paralelas de quatro pessoas que decidem procurar uma vida melhor.
 Por um lado existe Sara (Ellen Burstyn, vencedora do Oscar de Melhor Actriz em Alice Já Não Mora Aqui), uma solitária que redescobre o prazer da vida com a possibilidade de aparecer na televisão. Por outro lado, temos o seu filho Harry (Jared Leto, Mitos Urbanos), a sua namorada Marion (Jennifer Conelly, Desenterrar Os Mortos) e o seu melhor amigo Tyrone (Marlon Wayans, Um Susto de Filme) que querem montar um negócio para viciados de venda de drogas leves porta a porta. Mas rapidamente todos descobrem que será difícil atingir as suas aspirações... recusando-se, no entanto, a desistir mesmo quando o destino lhes prega partidas ainda mais sérias.


Trainspotting (Trainspotting), Reino Unido, 1996, realizado por Danny Boyle. Duração: 94 minutos (M/18). Idioma: Inglês

SINOPSE

Esperto, divertido e por vezes simplesmente inconsciente, Mark é um herói da nossa época. Imerso na cultura junkie de Edimburgo, Mark e os seus amigos formam um grupo de loosers, drogados, mentirosos, psicopatas e ladrões.
Hilariante mas terrível, o filme relata a desintegração da sua amizade à medida que se encaminham inelutavelmente para a auto-destruição.
Só Mark tem a vontade e a força para escapar ao seu destino. Mas quer ele verdadeiramente escolher a vida?


Maria Cheia de Graça (Maria, Llena eres de Gracia), EUA, 2004, realizado por Joshua Marst. Duração: 96 minutos (M/12). Idioma: Espanhol

SINOPSE

Baseado em 1.000 histórias reais. Maria Alvarez, uma jovem de 17 anos, que vive com três gerações da sua família numa casa apertada na Colômbia, está determinada a escapar ao entorpecido quotidiano da sua vila. Uma oferta para um trabalho lucrativo, que implica carregar consigo droga até Nova Iorque, vai mudar o seu rumo. Longe da viagem rotineira que lhe tinha sido prometida, Maria é levada para o perigoso e implacável mundo do tráfico de droga numa missão de sobrevivência, que ela terá de cumprir para alcançar uma nova vida. Eis o trailer oficial:

Sem comentários:

Enviar um comentário