Acabou de entrar numa área reservada a pessoas curiosas e inconformadas. Temos o dever de informar que experiências recentes indiciam que o uso do cinema na sala de aula prejudica gravemente o tédio.

Somos a sala de cinema. Se podíamos viver sem o cinema na escola? Podíamos, mas não era a mesma coisa.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Recordar John Steinbeck

John Steinbeck

John Steinbeck nasceu a 27 de fevereiro de 1902 em Salinas, na Califórnia. Foi um dos grandes escritores americanos do século XX. Associado à designada Lost Generation, a par de Ernst Hemingway, William Faulkner, Scott Fitzgerald ou John Dos Passos, a sua obra é fortemente marcada pelo realismo com que aborda a difícil realidade económica e social de milhões de americanos. O meio rural californiano é um dos seus cenários preferidos para expor as injustiças e misérias da sociedade americana da época, mas, também, a coragem dos homens e a esperança numa sociedade mais solidária e justa. Foram realizados 17 filmes a partir de obras suas, de que se destacam As Vinhas da Ira, Ratos e Homens e A Leste do Paraíso.
Foi nomeado para o então designado "óscar para a melhor história" relativo ao filme "Um Barco e Nove Destinos" (Lifeboat, 1944, de Alfred Hitchcock). 
John Steinbeck recebeu o Prémio Nobel da Literatura em 1962. Pode consultar mais informações sobre a sua vida e obra aqui.
Para finalizar, deixamos um excerto do filme "A Leste do Paraíso" (East of Eden, 1955, de Elia Kazan), interpretado por James Dean.


Sem comentários:

Enviar um comentário