Acabou de entrar numa área reservada a pessoas curiosas e inconformadas. Temos o dever de informar que experiências recentes indiciam que o uso do cinema na sala de aula prejudica gravemente o tédio.

Somos a sala de cinema. Se podíamos viver sem o cinema na escola? Podíamos, mas não era a mesma coisa.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Cine tertúlia de Natal: porque, apesar de tudo, a vida é mesmo maravilhosa



Cine tertúlia de Natal

10 de Dezembro, 6ª feira, 21:15
Auditório do bloco B

Apesar de não contestar a ideia de que “o Natal é todos os dias” ou “quando o Homem quiser”, a sala de cinema considera que há épocas que são mais de Natal do que outras. Uma delas é, precisamente, a época de Natal.
Por definição, o Natal é para passar com a família. Mas há algo de familiar numa escola como a nossa. O que também pode ser celebrado com um convívio que tenha por pretexto um bom filme. E uma prenda, já agora. E sem gastar um cêntimo.
A ideia é simples e fica barata: cada professor ou funcionário que assista ao filme e participe na tertúlia só tem de trazer uma prenda total ou parcialmente feita por si, utilizando objectos ou materiais que tem lá em casa e de que não precise. As prendas serão depois distribuídas ao acaso. Tudo é permitido: postais de boas festas novos ou antigos, fotografias, desenhos do próprio ou dos filhos, colagens, textos manuscritos, etc., etc..
Só há uma regra que não pode ser infringida:

NÃO É PERMITIDO GASTAR DINHEIRO NA PRENDA!

O filme já está escolhido. O local da tertúlia que se lhe segue é que não. Aceitam-se sugestões. A caixa de comentários é um bom lugar para o fazer.
Mas agora falemos do filme.


Do Céu Caiu Uma Estrela
(It's a Wonderful Life, EUA, 1946)
A obra prima de FRANK CAPRA, nomeada para 5 Oscares: Melhor Actor, Melhor Realizador, Melhor Montagem, Melhor Imagem e Melhor Som.

SINOPSE

George Bailey tem tantos problemas que está pronto para acabar com tudo – mas é Natal! Enquanto os Anjos conversam sobre o George, vemos a sua vida em retrospectiva. Quando o George está prestes a saltar de uma ponte, ele acaba por salvar a vida ao seu Anjo da Guarda, Clarence. Então Clarence mostra-lhe o que é que a cidade seria se ele não tivesse feito tanto de bom para a cidade durantes aqueles anos todos. Será que o Clarence vai conseguir convencer o George a regressar à família e esquecer o suicídio?

REALIZADOR
Frank Capra

INTÉRPRETES
James Stewart, Donna Reed, Lionel Barrymore, Thomas Mitchell, Henry Travers, Beulah Bondi, Frank Faylen, Ward Bond, Gloria Grahame, H.B. Warner, Frank Albertson, Todd Karns.

À sala de cinema agrada a ideia de que o trailer do filme seja visto como uma prenda do Pai Natal.

Terá caído uma estrela do Céu?

Sem comentários:

Enviar um comentário