Acabou de entrar numa área reservada a pessoas curiosas e inconformadas. Temos o dever de informar que experiências recentes indiciam que o uso do cinema na sala de aula prejudica gravemente o tédio.

Somos a sala de cinema. Se podíamos viver sem o cinema na escola? Podíamos, mas não era a mesma coisa.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

SALA DE CINEMA: filmes disponíveis na BE/CR

Para facilitar o acesso e a utilização por parte de professores e alunos, os filmes que ao longo destes quatro anos foram sendo adquiridos para a escola através do projecto sala de cinema vão passar a estar disponíveis na BE/CR. Foram vários os critérios utilizados na aquisição: por serem clássicos indispensáveis numa videoteca de escola, por sugestão de professores (Mentes Perigosas, O Tigre e a Neve, Colisão, Contacto, entre outros), por serem sugestões incluídas nos próprios programas ou pelo seu potencial didáctico (mais específico ou de carácter transversal). Apesar da maioria dos títulos serem de ficção, também se adquiriram obras documentais de reconhecida qualidade (a série da BBC O Poder da Arte é um bom exemplo).
A sala de cinema disponibiliza guiões de visionamento para alguns dos filmes e incentiva os professores a partilharem os seus. Para além disso, existe uma ficha de avaliação da utilização do filme na sala de aula. Simples e de fácil preenchimento, este instrumento permite registar a avaliação que o professor e os seus alunos fizerem das aprendizagens potenciadas pelo filme e disponibilizá-la a outros professores.
A sala de cinema convida-vos a passarem pela Biblioteca para conhecer melhor os filmes disponíveis. Como “aperitivo”, deixamos o trailer de O Tigre e a Neve, de Roberto Benigni.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Dia Internacional da Paz

A ONU comemora hoje, 21 de Setembro, o Dia Internacional da Paz. A sala de cinema associa-se à efeméride sugerindo o filme “Gandhi” (Inglaterra/Índia, 1982), realizado por Richard Attenborough. Foi nomeado para 11 oscares e ganhou 8, entre os quais os de melhor filme, melhor realizador e melhor actor (Ben Kingsley). O filme retrata a vida do pensador e líder indiano cuja luta contribuiu decisivamente para a independência da Índia. Gandhi foi um defensor convicto da paz e da não violência e aplicou na sua luta a resistência passiva (forma não violenta de protesto). Influenciou várias gerações e líderes políticos tão importantes como Martin Luther King e Nelson Mandela. Sobre a paz, afirmou um dia:

"O mais perfeito acto do homem é a Paz. E por ser tão completo, tão pleno, em si mesmo, é o mais difícil."

Aqui fica o trailer oficial do filme:

domingo, 19 de setembro de 2010

Bem-vindo(a) ao blogue: sugestão de início de ano lectivo

A sala de cinema deseja-vos um excelente ano escolar.
Como sugestão, propomos o filme "A Onda" (Die Welle, Alemanha, 2008), realizado por Dennis Gansel. Trata-se de um excelente filme sobre o papel e limites da escola e da acção dos professores e, principalmente, sobre a psicologia de massas subjacente às atitudes e regimes ditatoriais. Inspirado em factos reais ocorridos na Califórnia em 1967, narra-nos a história de um professor do ensino secundário que decide propor aos seus alunos levarem a cabo uma experiência fora do comum: como é viver num regime ditatorial? A experiência começa a atingir proporções surpreendentes quando é formada uma unidade social com vida própria, com consequências dramaticamente inesperadas...
A sala de cinema vai exibir e debater o filme na quarta-feira, dia 29/09, pelas 15 horas, na sala B 22, com a presença de um convidado que fará a apresentação do filme. Dê uma espreitadela ao trailer.