Acabou de entrar numa área reservada a pessoas curiosas e inconformadas. Temos o dever de informar que experiências recentes indiciam que o uso do cinema na sala de aula prejudica gravemente o tédio.

Somos a sala de cinema. Se podíamos viver sem o cinema na escola? Podíamos, mas não era a mesma coisa.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

SALA DE CINEMA: filmes disponíveis na BE/CR

Para facilitar o acesso e a utilização por parte de professores e alunos, os filmes que ao longo destes quatro anos foram sendo adquiridos para a escola através do projecto sala de cinema vão passar a estar disponíveis na BE/CR. Foram vários os critérios utilizados na aquisição: por serem clássicos indispensáveis numa videoteca de escola, por sugestão de professores (Mentes Perigosas, O Tigre e a Neve, Colisão, Contacto, entre outros), por serem sugestões incluídas nos próprios programas ou pelo seu potencial didáctico (mais específico ou de carácter transversal). Apesar da maioria dos títulos serem de ficção, também se adquiriram obras documentais de reconhecida qualidade (a série da BBC O Poder da Arte é um bom exemplo).
A sala de cinema disponibiliza guiões de visionamento para alguns dos filmes e incentiva os professores a partilharem os seus. Para além disso, existe uma ficha de avaliação da utilização do filme na sala de aula. Simples e de fácil preenchimento, este instrumento permite registar a avaliação que o professor e os seus alunos fizerem das aprendizagens potenciadas pelo filme e disponibilizá-la a outros professores.
A sala de cinema convida-vos a passarem pela Biblioteca para conhecer melhor os filmes disponíveis. Como “aperitivo”, deixamos o trailer de O Tigre e a Neve, de Roberto Benigni.

Sem comentários:

Enviar um comentário