Acabou de entrar numa área reservada a pessoas curiosas e inconformadas. Temos o dever de informar que experiências recentes indiciam que o uso do cinema na sala de aula prejudica gravemente o tédio.

Somos a sala de cinema. Se podíamos viver sem o cinema na escola? Podíamos, mas não era a mesma coisa.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

“Lisboetas”: uma abordagem realista e actual da imigração em Portugal


A pedido de um grupo de alunas da disciplina de Área de projecto do 12º F, a sala de cinema fez as suas pesquisas e sugere o filme “Lisboetas”, de Sérgio Tréfaut.
Trata-se de um documentário interessante e actual sobre os imigrantes que escolheram o nosso país para viver e trabalhar. O filme obteve o prémio de Melhor Filme Português no festival IndieLisboa 2004. Pode consultar a página oficial do filme aqui. Foi de lá que retirámos esta sinopse:

Lisboetas é um documentário político sobre a vaga de imigração que nos últimos anos mudou Portugal.
Lisboetas é o retrato de um momento único em que o país e a cidade entraram num processo de transformação irreversível.
Lisboetas é um filme que rejeita o habitual tratamento jornalístico e aborda a experiência humana dos imigrantes da grande Lisboa de um ponto de vista cinematográfico.
Lisboetas é uma janela secreta sobre novas realidades: modos de vida, mercado de trabalho, direitos, cultos religiosos, identidades. É uma viagem a uma cidade desconhecida, a lugares onde nunca fomos e que estão aqui.
Lisboetas é um retrato por dentro. A palavra é dada aos recém chegados. Talvez por isso, como escreveu a crítica do “Público” Kathleen Gomes, “os estrangeiros aqui somos nós”.
Lisboetas não é um filme dogmático, mas é um filme incómodo e que deixa muitas questões em aberto - por que é difícil avaliar o quanto tudo mudou e ainda pode mudar.

Dê uma vista de olhos ao trailer do filme.

Sem comentários:

Enviar um comentário