Acabou de entrar numa área reservada a pessoas curiosas e inconformadas. Temos o dever de informar que experiências recentes indiciam que o uso do cinema na sala de aula prejudica gravemente o tédio.

Somos a sala de cinema. Se podíamos viver sem o cinema na escola? Podíamos, mas não era a mesma coisa.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Dia Mundial do Professor: homenagear os professores através do cinema

Hoje, Dia Mundial do Professor, a sala de cinema inicia uma homenagem à difícil arte de ser professor com a sugestão de filmes em que a função de professor é destacada. Assim, durante 4 dias, entre terça e sexta-feira, será apresentado diariamente um filme escolhido de entre os títulos disponíveis na biblioteca da escola. Começamos com "Pequenas Flores Vermelhas”, de Yuan Zhang.

Pequim, 1949. Com apenas quatro anos, o pequeno Qiang é matriculado pelos seus ausentes pais num colégio interno, onde todos os seus passos são controlados. Mas Qiang é uma criança rebelde e não consegue seguir as regras. Ainda precisa de ajuda para se vestir e faz xixi na cama. 

A sua desobediência impede-o de ganhar as desejadas flores vermelhas, atribuídas apenas aos alunos mais bem-comportados, e acaba atraindo a antipatia da professora Sra. Li. Mas, aos poucos, ele consegue que outras crianças se juntem à sua rebelião particular ao convencê-las de que a professora é, na verdade, um monstro que come crianças. 

“Pequenas Flores Vermelhas” (Kan Shang Qu Hen Mei, China, 2006) é uma visita à escola através do olhar de uma criança e suscita em nós reflexões sobre o papel da disciplina na escola, a necessidade de estarmos integrados na sociedade e as complexidades da natureza humana. Realizado por Yuan Zhang, o filme integrou a selecção oficial dos festivais de Berlim e Sundance de 2006 e tem a duração de 88 minutos.

Desde a sua aquisição para a escola pela sala de cinema, o filme já teve mais de 10 exibições, principalmente em turmas do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Infância. Por ter uma duração inferior a 90 minutos, qualidade cinematográfica, ser acessível aos alunos e adequado aos conteúdos, o filme tem merecido o agrado de alunos e professores que já o visionaram e discutiram na sala de aula.
Veja o trailer (com legendas em francês):


Sem comentários:

Enviar um comentário