Acabou de entrar numa área reservada a pessoas curiosas e inconformadas. Temos o dever de informar que experiências recentes indiciam que o uso do cinema na sala de aula prejudica gravemente o tédio.

Somos a sala de cinema. Se podíamos viver sem o cinema na escola? Podíamos, mas não era a mesma coisa.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Os nossos óscares: Helena Campos sugere "Antes de Amanhecer"


A ex-aluna Helena Campos, agora estudante universitária em Lisboa, sugere-nos um filme de que gostou particularmente (e, também, a leitura do livro que esteve na sua origem).
Trata-se de "Antes de Amanhecer" (Before Sunrise, 1995), realizado por Richard Linklater, com Ethan Hawke e Julie Delpy como protagonistas.
Entretanto, a Helena teve a amabilidade de nos fazer chegar o seu primeiro artigo sobre cinema publicado no site www.e-clique.com. O artigo intitula-se Cinema Made in Denmark e pode ser lido aqui.
A sala de cinema agradece à Helena a partilha e felicita-a pelo excelente artigo. 
Queremos mais, Helena. Ficamos à espera. Se necessário, até ao amanhecer...

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Vídeo poesia: "Tempo morto", de João Negreiros

Capa de um dos livros de João Negreiros


A sugestão do mês de janeiro da sala de cinema.


João Negreiros nasceu em Matosinhos a 23 de Novembro de 1976. O escritor português foi o primeiro classificado no Prémio Internacional OFF FLIP de Literatura (Brasil,2009). Em Portugal, entre outros prémios, João Negreiros venceu o Prémio Nuno Júdice. Na área do teatro, a sua obra foi crescendo, tendo hoje quatro peças editadas, “Silêncio” e “Os Vendilhões do Templo” (2007), “O segundo do fim” e “Os de sempre” (2008). No âmbito da poesia, publicou três livros: “o cheiro da sombra das flores” (2007, Papiro Editora), seleccionado de entre as melhores obras de poesia ibérica publicadas entre 2007 e 2008 pelo Prémio Correntes d' Escritas de 2009, “luto lento” (2008, Papiro Editora) e “a verdade dói e pode estar errada” (2010, Camões & Companhia). Em 2010, é editado também o primeiro livro de prosa do autor “O mar que a gente faz”. Para além de escritor, João Negreiros é actor e tem divulgado a poesia nacional através de espectáculos e vídeos de spoken word. Em 2011, o artista foi o representante da Literatura Portuguesa na 7ª edição do conceituado Festival Internacional das Artes de Castela e Leão.
Estes dados biográficos foram retirados do blogue do autor, que pode ser visitado aqui.