Acabou de entrar numa área reservada a pessoas curiosas e inconformadas. Temos o dever de informar que experiências recentes indiciam que o uso do cinema na sala de aula prejudica gravemente o tédio.

Somos a sala de cinema. Se podíamos viver sem o cinema na escola? Podíamos, mas não era a mesma coisa.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Viva a Grécia!


Busto do poeta grego Homero
A sala de cinema ama os Antigos, principalmente a cultura grega. Que serviu de inspiração a esta belíssima curta metragem de animação que ganhou o óscar em 2009. Divirta-se.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Grande cena: "O grande ditador" (The Great Dictator, 1940) de Charles Chaplin





A célebre cena do discurso final.

A Grande Cena de hoje foi sugerida pela professora Maria Dovigo. 
A sala de cinema agradece, em nome de todos os leitores do blogue.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Grande Cena: "Perfume de Mulher" (Scent of a Woman, 1992), de Martin Brest

Al Pacino



A célebre cena de tango no restaurante. Al Pacino simplesmente perfeito no papel de cego.


A Grande Cena de hoje foi sugerida pela professora Emília Rosendo. A sala de cinema agradece a colaboração e o bom gosto.

domingo, 8 de maio de 2011

Eduardo Mãos de Tesoura, 20 anos depois



Estreou em Portugal no dia 10 de Maio de 1991. Há 20 anos. 
É sabido que a sala de cinema gosta de coisas diferentes e inovadoras. Por isso resolveu lançar este desafio à comunidade escolar: o que é que este filme significou para si?
Os comentários são totalmente livres e não obedecem a quaisquer regras: vale tudo! Pode ser uma crítica ao filme, uma recordação de quando o viu, a cena preferida ou odiada, o final alternativo ideal, etc., etc.
Os comentários podem ser anónimos, se assim entender.

Aqui fica o trailer legendado. 


Vá lá, saia do sótão! 
Não se exclua e partilhe a sua opinião.

Obrigado.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Grande cena: "Bando à Parte" (Bande à Part, 1964), de Jean-Luc Godard



SINOPSE

"As personagens de Godard vivem como se estivessem (ou talvez como se vivessem) num filme: Cantam e dançam como se vivessem num musical, percorrem Paris como se estivessem num filme negro, disparam como se estivessem num western."






Luis Miguel Oliveira, Cinemateca Portuguesa


Pondo alegremente em prática a máxima de D. W. Griffith - "para fazer um filme basta uma rapariga e uma arma" - BANDE À PART é a homenagem de Godard aos filmes policiais da Hollywood dos anos 40.
Frantz e Arthur, dois amigos fura-vidas habituados a meter-se em embrulhadas, conhecem a tímida Odile (interpretação extraordinária de Anna Karina, à época mulher e musa de Godard), que lhes conta que a sua tia Victoria e um amigo, o sr. Stolz, escondem em casa uma avultada soma de dinheiro. Frantz e Arthur começam imediatamente a planear um roubo. Enquanto acompanhamos as deambulações deste trio improvável pelos cafés e ruas de Paris, cresce a suspeita de que o golpe que preparam não vai correr de acordo com o plano.
Com fotografia de Raoul Coutard e música de Michel Legrand, BANDE À PART, inédito comercialmente em Portugal e um dos mais famosos filmes do cineasta suíço, tem algumas das mais antológicas cenas da história do cinema, nomeadamente a sequência da dança no café que inspirou Quentin Tarantino em "Pulp Fiction" e Hal Hartley em "Simple Men". 

REALIZADOR 
Jean-Luc Godard 

INTÉRPRETES 
Anna Karina, Danièle Girard, Louisa Colpeyn, Chantal Darget, Sami Frey, Claude Brasseur, Georges Staquet, Ernest Menzer, Jean-Claude Rémoleux.

Aqui fica a célebre cena de dança no café.


terça-feira, 3 de maio de 2011

Para os alunos do 9º ano que nos visitam esta semana

O projecto Sala de Cinema dá as boas vindas aos jovens de outras escolas que esta semana nos visitam para conhecer a escola e a oferta educativa para o próximo ano. E apresenta-se.



Filmes. Muitos filmes. Nas aulas e fora delas. Filmes recentes, antigos, a cores e preto e branco. Que fazem rir, chorar, recordar, sonhar. Filmes portugueses, ingleses, franceses, italianos, americanos, indianos, espanhóis e de outras línguas que nunca ouviste falar. Filmes com ação, suspense, emoção.
Filmes que nunca mais vais esquecer.
Não te esqueças disto…





Esperamos por ti. Não tenhas medo…
The End