Acabou de entrar numa área reservada a pessoas curiosas e inconformadas. Temos o dever de informar que experiências recentes indiciam que o uso do cinema na sala de aula prejudica gravemente o tédio.

Somos a sala de cinema. Se podíamos viver sem o cinema na escola? Podíamos, mas não era a mesma coisa.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A propósito do Dia Internacional da Língua Materna


A sala de cinema ama as palavras e as imagens belas. Celebremo-las hoje, através das palavras de Fernando Pessoa e do cinema de Manoel de Oliveira.
“Não tenho sentimento nenhum politico ou social. Tenho, porém, num sentido, um alto sentimento patriotico. Minha patria é a lingua portuguesa. Nada me pesaria que invadissem ou tomassem Portugal, desde que não me incommodassem pessoalmente. Mas odeio, com odio verdadeiro, com o unico odio que sinto, não quem escreve mal portuguez, não quem não sabe syntaxe, não quem escreve em orthographia simplificada, mas a pagina mal escripta, como pessoa própria, a syntaxe errada, como gente em que se bata, a orthographia sem ípsilon, como escarro directo que me enoja independentemente de quem o cuspisse.
Sim, porque a orthographia também é gente. A palavra é completa vista e ouvida. E a gala da transliteração greco-romana veste-m´a do seu vero manto régio, pelo qual é senhora e rainha.”
Fernando Pessoa (o texto respeita a grafia da época)


segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Dia dos namorados: Não Apagues o Amor...

No Dia dos Namorados, a canção que Viviane partilhou com os seus amigos no facebook. Não Apagues o Amor: uma grande canção com um belo poema.