Acabou de entrar numa área reservada a pessoas curiosas e inconformadas. Temos o dever de informar que experiências recentes indiciam que o uso do cinema na sala de aula prejudica gravemente o tédio.

Somos a sala de cinema. Se podíamos viver sem o cinema na escola? Podíamos, mas não era a mesma coisa.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

"Belle Epoque" na primeira cine tertúlia de 2011





É já na próxima sexta-feira, dia 28, que voltam as cine tertúlias da Teixeira Gomes. Destinadas exclusivamente a professores e seus familiares (sejam de que escola forem), as cine tertúlias pretendem reabilitar o ambiente afectivo e solidário que caracterizava as escolas há uns anos atrás. 
Para encerrar este mês de Janeiro tão agradavelmente "espanhol", o  filme a exibir será "Belle Epoque", de Fernando Trueba. 
Galardoado com o óscar para o melhor filme estrangeiro em 1994, esta deliciosa comédia romântica decorre em 1931: um jovem soldado (Fernando) foge à armada e vai parar a uma quinta, onde é bem vindo pelo proprietário e pelas suas quatro filhas. Fernando gosta de todas elas e elas gostam dele. Mas vai ter que decidir qual delas amar, o que não será fácil...

A não perder: sexta, 28, pela 21 h e 15 minutos, no auditório do bloco B.

A tertúlia continuará, noite dentro, por onde os ventos nos levarem.


A cine tertúlia de Fevereiro será dedicada ao cinema francês. Aceitam-se sugestões de filmes.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Fá-las Curtas! na RTP 2

Filomena Cautela, a apresentadora do programa


“Fá-las Curtas!” é um concurso que acompanha equipas, compostas por um argumentista e um realizador, na sua busca pela arte cinematográfica através da produção de curtas-metragens de ficção.

 Aos concorrentes apenas é pedido que sejam criativos. A produção do programa disponibiliza todos os meios técnicos, os atores, o guarda roupa, os adereços, os décors e lança o mote para as histórias. Os concorrentes têm de aceitar o desafio e mergulhar na realidade do mundo do cinema, desde a fase de escrita do argumento à edição do filme. No final de cada episódio, são avaliados por um júri que irá escolher qual a equipa que produziu a melhor curta metragem e poderá passar à fase seguinte.

Num processo de seleção progressiva, cada dupla de jovens talentos dá o melhor do seu trabalho criativo para conseguir atingir o sonho de chegar à grande final, poder ter o prestígio de ser a equipa vencedora e receber o ambicionado prémio.

Com “Fá-las Curtas!” a Valentim de Carvalho Televisão e a RTP 2 apostam num programa que dá a conhecer aos espectadores o processo de criação de curtas-metragens e oferece aos jovens cineastas portugueses a oportunidade de escreverem, de realizarem curtas metragens e de poderem divulgar o seu talento.


As inscrições estão abertas até 30 de Junho através do email : fa-lascurtas@valentim.pt

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Porque é Dia de Reis... que viva España!

"Comemoramos los Reyes con regalos" é, este ano, o título da iniciativa dos professores de Espanhol da nossa escola, na linha do profissionalismo e criatividade a que já nos habituaram. 
Ora, como hoje é o dia em que em Espanha se trocam os presentes, a sala de cinema retribui com um "regalo" cinematográfico retirado de um filme que, embora não seja realizado por um espanhol, tem na cultura e Língua espanhola um dos pontos mais fortes. 
Perdoem-nos o egoísmo, mas escolhemos a nossa cena preferida de "Vicky Cristina Barcelona". Cena que, além do mais, es muy Pedro Almodovar...
Um abraço especial para as professoras e professores do grupo de Espanhol.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Luis Buñuel em edição portuguesa: uma boa notícia para abrir o ano de 2011

Cena do filme "O Fantasma da Liberdade", de Buñuel
O blogue sala de cinema deseja um excelente 2011 para todos os seus leitores. E tem o prazer de partilhar uma descoberta realizada nas férias de Natal: grande parte da filmografia de Luis Buñuel está já disponível em edição dvd com legendas em Português. Como aperitivo, deixamos aqui uma célebre cena, retirada de "O Fantasma da Liberdade" (Le Fantôme de la Liberté, 1974), que ilustra na perfeição o genial surrealismo de Buñuel.